quarta-feira, 17 de junho de 2009

INFECÇÃO INTESTINAL

A infecção intestinal está relacionada diretamente à ingestão de alimento contaminado.

Produz uma situação denominada gastroenterocolite, que se acompanha de cólicas abdominais, vômitos , diarréia e febre.Medidas higiênicas no trato dos alimentos, cuidados higiênicos pessoais, utilização de alimentos frescos e de origem conhecida são básicos na prevenção da doença. O cuidado com a ingestão de água é fundamental.Existem várias bactérias causadores de infecção intestinal, destacando-se a salmonela e a shigella, sendo muito freqüentes em crianças, incidindo preferencialmente no verão. Outra bactéria que deve ser destacada é a Escherichia coli.A perda de água, às vezes de sangue, de eletrólitos como potássio e de sais minerais pelas fezes, produz com muita facilidade a desidratação no idoso. O quadro pode se complicar com manifestações circulatórias como a queda da pressão e mesmo o estado de choque e o infarto do miocárdio.A base do tratamento é a reposição de água e dos eletrólitos perdidos. Na maioria das vezes há necessidade de se utilizar antibióticos.Vírus também podem produzir infecção intestinal, em geral clinicamente semelhante a produzida por bactérias e caracteristicamente mais suave. O contágio em geral se dá de pessoa-a-pessoa principalmente em ambientes fechados e atinge preferentemente crianças.


As verminoses são um tipo de infecção intestinal , provocada por agentes específicos, denominados parasitas. Ocorre em crianças e adultos, de ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades. A doença é transmitida por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc.).
De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e quadros respiratórios
A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a SAÚDE contra as verminoses.
Algumas medidas simples são suficientes, tais como: -Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro ou antes das refeições;- Conservar as mãos sempre limpas, unhas aparadas, e evite colocara mão na boca;- Beber somente água filtrada ou fervida;- Lavar bem os alimentos antes do preparo, principalmente se for consumirem;- Andar somente calçado;- Comer apenas carne bem passada;- Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;- Manter limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos;- Comer somente em lugares limpos e higiênicos;

Receitas e tratamentos contra verminoses:

-Limão, alho e semente de abóbora – tomar 3 colheres de sopa de sumo de limão misturadas com um dente de alho socado e comer um punhado de sementes de abóbora, vários dias seguidos, de manhã, em jejum.-Losna – fazer uma infusão com 20 gramas de losna para 1 litro de água e tomar 2 colheres de sopa de hora em hora. Não usar qualquer preparado de losna além de 7 dias.-Mastruz – socar as folhas, espremer e misturar 1 colher de sopa do sumo a uma xícara de leite; tomar em jejum.-Tempero contra vermes - temperar os alimentos cada dia com um tipo de planta: 2a./hortelã, 3a./alho, 4a./mastruz, 5a./coentro, 6a./salsa ou cebolinha.-Geléia contra vermes – Ingredientes: 4 bananas maduras com casca, 1 maço de mastruz com semente, 1/2 maço de hortelã e 1 1/2 copo de açúcar. Como fazer: socar bem o mastruz e a hortelã com o açúcar, acrescentar as bananas. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia e comer 1 colher de chá duas vezes ao dia, ou passar no pão, na bolacha etc.-Esfarele um punhado de ameixeira, misture com algumas colherinhas de fuligem e empaste tudo com vinagre.Aplique a mistura sobre o baixo-ventre.-Tome 1 xicara de café, do suco de agrião, 2 vezes ao dia;-Tome 1 xicara do cha das cascas do tronco do sapotizeiro, 3 a 4 vezes ao dia;-Tome diariamente varias colheres de suco de couve.

Fonte: saite ficar jovem leva tempo

Dr. João Roberto D. Azevedo

4 comentários:

  1. Muito interessante e informátivo, meu filho está com infecção intestinal, e eu ja imaginava que tivesse ocorrido por essas coisas, como alimentos mau lavados, agua, e os outros modos de adqüiri-la.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. vooc sabe informar quais sequelas as infecçao intestinal deixa?

    ResponderExcluir
  4. Desidratação e desnutrição se não tomarem as medidas necessárias. Como por exemplo, manter o doente bem alimentado com frutas, ALIMENTOS BEM COZIDOS E SEM GORDURA e bastante água.

    ResponderExcluir